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Currículos para os anos finais do Ensino Fundamental
Pesquisa do Cenpec sobre a construção e implementação de documentos curriculares.
Ensino Médio – Políticas Curriculares dos Estados Brasileiros
Pesquisa mapeou as características dos atuais currículos estaduais.
Uso da Avaliação Externa por Equipes Gestoras e Profissionais Docentes: um estudo em quadro redes de ensino público
Publicação com resultado da pesquisa que teve como perspectiva central caracterizar e tipificar alguns usos que se tem feito dos resultados e dos próprios desenhos de avaliação externa propostos por diferentes redes de ensino, em especial em âmbito escolar, e também pelas secretarias de educação (estaduais e municipais) e seus órgãos intermediários de gestão.
Avaliação Educacional – Os desafios da sala de aula e a promoção da aprendizagem
Publicação com objetivo de aprofundar as reflexões sobre os descritores das avaliações externas e a sua relação com os conteúdos escolares e o desenvolvimento de habilidades e competências, além de explorar o potencial da Provinha Brasil enquanto instrumento de diagnóstico da alfabetização.
Avaliação e aprendizagem – Avaliações externas: perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino
Pesquisa sobre como analisar resultados educacionais de avaliações externas e usá-los como subsídios para ações voltadas à melhoria dos processos educacionais, com exemplos de boas práticas.
Pesquisa Projeto de Vida
O que as crianças e jovens aprendem na escola os ajuda a concretizar seus projetos de vida? Como o currículo pode ajudar a mudar esse cenário?
Michael Young e o campo do currículo: da ênfase no “conhecimento dos poderosos” à defesa do “conhecimento poderoso”
Entrevista com o professor emérito da Universidade de Londres traz elementos para compreender sua análise sobre a construção curricular.
Tessituras sobre o currículo de ciências: histórias, metodologias e atividades de ensino
Como os currículos tratam do saber e fazer científicos.
Currículo da Educação Básica no Brasil: Concepções e Políticas
Guiomar Namo de Mello faz um levantamento minucioso do histórico curricular brasileiro.
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
Paula Louzano, pesquisadora da USP, mostra como Cuba, Chile, Austrália, EUA, Finlândia, Portugal, México e Nova Zelândia tratam o currículo como política pública.
Benchmarking nacional e Internacional de implementação de currículos e bases nacionais
Pesquisa mostra as boas práticas na implementação de currículos a partir da análise de casos nacionais e internacionais.
Principais frentes de implementação de bases curriculares no mundo
Mapa das frentes de ação de implementação de bases curriculares no mundo.
Regime de colaboração e associativismo territorial
Coletânea de textos sobre formas de coordenação dos entes federativos, com textos sobre Arranjos de Desenvolvimento da Educação, análises de casos exitosos e recomendações para fortalecer o regime de colaboração.
Regime de colaboração no Ceará: funcionamento, causas do sucesso e alternativas de disseminação do modelo
Pesquisa analisa o caso do regime de colaboração no Ceará: sua trajetória de construção, funcionamento e resultados alcançados. Além disso, são apresentadas propostas de como fortalecer o regime de colaboração em outros estados do Brasil.
Ceará: estudo mostra razões do modelo de colaboração bem-sucedido
Artigo sintetiza o estudo “Regime de Colaboração no Ceará: Funcionamento, Causas do Sucesso e Alternativas de Disseminação do Modelo”, apontando os principais fatores que contribuíram para o sucesso do regime de colaboração no Ceará.
Goiás: Currículo de Referência da Rede Estadual
Exemplo de documento curricular do estado de Goiás
Ceará: Proposta Curricular de Língua Portuguesa – Volume II
Eixos, gêneros e habilidades por ano.
Ceará: Proposta Curricular de Língua Portuguesa
Volume I (Pressupostos, habilidades e orientações didáticas)
São Paulo: Currículo do Estado
Exemplo de documento curricular do estado de São Paulo
Pernambuco: Parâmetros Curriculares da Educação Básica
Exemplo de documento curricular do estado de Pernambuco
Jundiaí: Proposta Curricular
Exemplo de documento curricular do município de Jundiaí
Lagoa Santa (MG): experiência curricular – Parte 1
Exemplo de boa prática de implementação curricular: formação de professores, alinhamento de materiais didáticos e avaliações.
Lagoa Santa (MG): experiência curricular – Parte 2
Lagoa Santa (MG): experiência curricular – Parte 3
Lagoa Santa (MG): experiência curricular – Parte 4
Sobral: Documentos Curriculares
Exemplo de documentos curriculares do município de Sobral
Base Nacional Comum Curricular: o que muda na educação das crianças
Material voltado a pais de alunos que explica as mudanças que a BNCC trará para a educação de seus filhos
Card para mídias sociais (3)
Peça gráfica para compartilhar nas redes sociais com mensagem breve: "Trabalhar em regime de colaboração ajuda a construir currículos de melhor qualidade"
Card para mídias sociais (2)
Peça gráfica para compartilhar nas redes sociais com mensagem breve: "O novo currículo traz as aprendizagens essenciais para todos os alunos. Participe de sua construção!"
Card para mídias sociais (1)
Peça gráfica para compartilhar nas redes sociais com mensagem breve: "A BNCC define as aprendizagens que todos os alunos devem desenvolver nas escolas. Currículos, PPs (Projetos Pedagógicos) e professores decidem como desenvolvê-las"
Estrutura de Cronograma para implementação da BNCC
Estrutura de cronograma para as ações das primeiras etapas de implementação da BNCC, com prazos a serem preenchidos pelas secretarias de educação
Matriz de potencialidades internas e externas da secretaria para parcerias (em PDF)
Explicação e exemplo de como realizar matriz que contribui para identificar forças e fraquezas internas, bem como oportunidades e ameaças externas, no contexto de implementação da BNCC.
Sugestão de plano de ação para a etapa de (Re)elaboração curricular (em Excel)
Sugestão de plano de ação para a etapa de (Re)elaboração curricular, com ações, encaminhamentos, responsáveis, atores envolvidos, materiais de apoio, sugestão de duração e resultados esperados sugeridos.
Sugestão de plano de ação para a etapa de (Re)elaboração curricular (em PDF)
Sugestão de plano de ação para a etapa de Estudo das Referências Curriculares (em Excel)
Sugestão de plano de ação para a etapa de Estudo das Referências Curriculares, com ações, encaminhamentos, responsáveis, atores envolvidos, materiais de apoio, sugestão de duração e resultados esperados sugeridos
Sugestão de plano de ação para a etapa de Estudo das Referências Curriculares (em PDF)
Perguntas frequentes sobre a BNCC
Respostas a dúvidas comuns a respeito da BNCC
Plano de Comunicação
Sugestão de como montar um plano de comunicação da implementação, com mensagens-chave, públicos alvo e materiais de apoio.
Modelo de carta
Modelo de carta apresentando a BNCC, seu processo de construção e introduzindo suas frentes de implementação. O documento é editável, para que possa ser adaptado pelas secretarias.
Apresentação: O que é a BNCC
Apresentação sobre o que é a BNCC, sua importância, seu processo de construção e frentes de implementação
Sugestão de plano de ação para o processo de implementação da BNCC (em Excel)
Sugestão de plano de ação para as primeiras etapas de implementação da BNCC, com ações, encaminhamentos, responsáveis, atores envolvidos, materiais de apoio, sugestões de duração e resultados esperados sugeridos
Sugestão de plano de ação para o processo de implementação da BNCC (em PDF)
Responsabilidades e rotinas da equipe responsável pelo processo de (re)elaboração curricular
Documento que aponta as responsabilidades das pessoas que exercem as diferentes funções da equipe responsável pelo processo de (re)elaboração curricular, bem como rotinas que podem estabelecer entre si para favorecer a qualidade do documento curricular
Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Documento que indica princípios, fundamentos e procedimentos que devem orientar a Educação Infantil.
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
Norma do Conselho Nacional de Educação que orienta o planejamento curricular e dos sistemas de ensino na educação básica.
Lei nº 13.005, de 25/6/2014
Lei nº 13.005, de 25/6/2014 – aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências.
Resolução nº 1, de 23/1/2012
Resolução nº 1, de 23/1/2012, do Conselho Nacional de Educação, sobre a implementação do regime de colaboração mediante Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE).
Orientações para revisão dos PPP’s à luz dos novos currículos
Documento com o objetivo de ressaltar a importância dos PPP's no processo de implementação e detalhar os ponto fundamentais de sua estrutura
Orientações para a etapa de monitoramento e avaliação da formação continuada
Documento com o objetivo de aprofundar as orientações do Guia e instrumentalizar as equipes centrais da formação para a realização do monitoramento e da avaliação.
Orientações para a etapa de diagnóstico da formação continuada
Documento pensado para aprofundar as orientações do Guia e instrumentalizar as equipes centrais da formação para a realização dos diagnóstico.
(Re)elaboração curricular e seus desafios
Levantamento de desafios a serem enfrentados ao longo do processo de (re)elaboração curricular a partir da BNCC.
Boas práticas de consulta pública em processos de elaboração curricular
Documento que sintetiza casos de consulta pública ao longo do processos de (re)elaboração curricular em diferentes estados e municípios.
Estruturação de Documentos curriculares
Material de apoio à estruturação dos documentos curriculares. Contém orientações para a (re)elaboração curricular à luz da BNCC, comparativo de organizações curriculares de estados e municípios do Brasil e explicações sobre diferentes modelos de organização curricular.
A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica
Publicação voltada a gestores escolares sobre como efetivar o ensino pautado pelas aprendizagens BNCC, indicando as condições a serem propiciadas pelos educadores para favorecer o desenvolvimento das crianças e jovens
Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC
Publicação que detalha como as 10 Competências Gerais da BNCC evoluem ao longo da Educação Básica, a fim de facilitar sua inserção em currículos, práticas pedagógicas, recursos didáticos e processos de avaliação da aprendizagem
Boas Práticas de Comunicação para a Implementação (experiências internacionais)
Material que sintetiza boas práticas de comunicação para a implementação de bases curriculares, baseado na experiência de outros países
Reflexões de apoio para o desenvolvimento curricular no Brasil: guia para gestores Educacionais
Texto com análises e orientações que visa contribuir para a construção e implementação de propostas curriculares
Glossário de Terminologia curricular da UNESCO
Material de referência para a redação, interpretação, implementação e avaliação curricular.
Os padrões curriculares dos EUA
Definição de princípios foi o primeiro passo da construção do Common Core.
A construção do currículo australiano
Conheça os critérios usados na construção do documento.
Austrália
As especificações de desenho curricular que moldaram o conteúdo do currículo australiano.
Britsh Columbia
Um currículo construído por professores.
Avaliação externa – Como compreender e utilizar os resultados
Artigo discute o uso pedagógico dos resultados de avaliações externas, apresentando sugestões de como fazer a leitura e a análise detalhada do boletim com os resultados, reunir a equipe para debater as informações obtidas e, com base no diagnóstico e nas reflexões realizadas, preparar um plano para transformar essas ações em trabalho efetivo na escola para que haja mudanças reais no ensino e na aprendizagem.
Qedu
Plataforma possibilita a visualização e comparação de resultados educacionais de escolas, municípios ou estados.
Na Prática – Construção da matriz curricular da rede (jornada regular)
Seção da plataforma "Na Prática" traz sugestões, ferramentas, referências bibliográficas e boas práticas para o desenvolvimento de orientações curriculares e PPPs que contemplem a educação integral.
Na Prática
Plataforma com ferramentas e sugestões de como gestores educacionais de secretarias e escolas podem planejar, implementar, monitorar e avaliar políticas de educação integral.
Orientações ao Dirigente Municipal de Educação – Fundamentos, Políticas e Práticas
O capítulo sobre a BNCC (p. 60 a 75) traz orientações para redes e dirigentes municipais para organizar a implementação.
O que são as competências gerais presentes na BNCC
Seção do site da Nova Escola com textos e vídeos sobre todas as competências gerais da BNCC
Língua Portuguesa e alfabetização na Base
Entrevista feita com Sonia Madi, do Cenpec, sobre Língua Portuguesa na BNCC.
Matemática na Base
entrevista feita com Kátia Smole, do Mathema, sobre Matemática na BNCC.
Educação infantil na Base
Entrevista feita com a especialista Beatriz Ferraz sobre Educação Infantil na BNCC.
Entenda as 10 competências que orientam a Base Nacional Comum
Infográfico que facilita a compreensão das 10 competências gerais da 3ª versão da BNCC.
O que significa ter uma Base com foco em competências?
Entrevista feita com Anna Penido, do Instituto Inspirare, sobre as competências na BNCC
Texto da BNCC
3ª versão da Base Nacional Comum na íntegra.
A Base em 1 minuto
Animações curtas explicam diferentes aspectos da BNCC.
Implementação da BNCC: lições do “Common Core” americano
Texto do professor David Plank sintetizando aprendizados obtidos a partir da experiência americana que podem ser úteis à implementação da BNCC.
Entrevista com David Peck: o sucesso da BNCC depende de sua implementação
Especialista americano destaca os principais desafios para a implementação da BNCC, levando em consideração as lições aprendidas com a experiência de diversos países.