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Estudo das
Referências Curriculares

Essa é uma etapa de preparação para a produção do novo currículo.

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2. Estudo das referências curriculares

Questões para reflexão

  • Como elaborar um currículo que considere crianças, jovens e adultos das diferentes escolas do município, região e estado?
  • Em que medida o currículo atual atende às necessidades das crianças e dos jovens? Quais ajustes precisam ser feitos?
  • Dentre os diferentes modelos de currículo que conhecemos, qual atenderia melhor a rede?
  • Ao analisar os resultados das avaliações internas e externas, o que chama mais atenção? Proficiência em Língua Portuguesa? Matemática? Os indicadores de fluxo? Como abordar essas questões no novo currículo?

É preciso estudar e entender a proposta da BNCC, o histórico curricular local, as pluralidades e diversidades dos vários documentos existentes. Esse mergulho enriquece o debate e qualifica as contribuições.

Nesta etapa, a equipe gestora do processo e as equipes pedagógicas dedicam-se a estudar conceitos e concepções fundamentais: a BNCC como documento orientador de currículos, referenciais teóricos, diferentes tipos de currículos, as implicações dos diversos formatos e abordagens, assim como metodologias para uma (re)elaboração curricular.

Atenção: No caso do estudo da BNCC, recomenda-se iniciar o trabalho pelos textos introdutórios da terceira versão, de maneira a compreender suas concepções, referências legais e proposta de estrutura. Após a homologação da Base, será possível iniciar uma leitura detalhada de cada etapa e área de conhecimento, e a relação desses componentes com o contexto da rede.

É necessário conhecer o histórico de documentos que orientaram o trabalho da rede até o momento. Considere também os documentos vigentes, pois fazem parte da rotina e contêm a identidade da rede.

Atenção: É provável que muitos professores e gestores tenham participado da construção curricular nos últimos anos e reconheçam-se nesses documentos. Isso deve ser levado em consideração ao propor uma revisão curricular à luz da BNCC.

Para iniciar a (re)elaboração curricular de maneira alinhada e coerente com o histórico da rede e as condições de implementação, será necessário definir algumas diretrizes que apontem qual concepção e o modelo de currículo que se quer construir. Alguns exemplos do que pode ser definido são: princípios norteadores do currículo, organização por etapas/componentes curriculares, estratégias para contemplar diversidades locais, temas integradores, formato e utilização de exemplos de atividades, inclusão de sugestões metodológicas, entre outros.

Esse passo é muito importante e pode levar tempo. Apesar de o resultado precisar ser alinhado com a BNCC homologada, é desejável iniciar esse trabalho assim que possível.

Apresentar as diretrizes definidas para a rede, em reuniões presenciais ou a distância, ajudará a concretizar essa etapa e iniciar a (re)elaboração curricular de maneira alinhada. Pode-se também realizar uma consulta pública para ouvir a opinião a respeito do que foi produzido.

Atenção: O estudo sobre BNCC e currículo também deve ser comunicado. Promover palestras sobre a BNCC, grupos de estudo, discussões nas horas de atividades coletivas, entre outras ações, podem ser estratégias de comunicação. Não se esqueça de divulgar esses eventos e reuniões internamente e para a imprensa local.