Sobre a iniciativa

A ideia de um guia para apoiar gestores na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surgiu da necessidade e demanda das redes estaduais e municipais de se preparar para colocar o documento em prática.

Você está lendo:

Sobre

Para que as aprendizagens propostas pela BNCC cheguem a todos os estudantes, sua implementação precisa ser planejada e acompanhada, com envolvimento de diversos atores e grande mobilização de gestores, técnicos pedagógicos e professores. Essas ações podem e devem começar o quanto antes.

A iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) busca responder a esse desafio. Como começar o processo? Quem envolver? Como organizar o cronograma, como planejar a comunicação?

Para responder a essas e a outras questões foram consultados gestores e técnicos de secretarias estaduais e municipais de todo país, para que as sugestões e orientações contemplassem a realidade e diversidade das redes.

Um grupo de trabalho composto por técnicos indicados pelas duas organizações conduziu a produção dos materiais, com o apoio técnico do Movimento pela Base e da Comunidade Educativa Cedac. Durante a produção, um grupo de 53 coordenadores estaduais da BNCC – um representante da Undime e um do Consed por estado – avaliou a estrutura do Guia e contribuiu para a sua construção.

O Guia de Implementação propõe um percurso em 7 etapas, que serão complementadas ao longo do processo, sempre em diálogo com das redes. Não se esqueça de nos enviar seu relato sobre a implementação!

Este é um Guia feito por gestores, para você, gestor.

Consulte, use, compartilhe.

Bom trabalho!